origem

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Janeiro, ou um exercício de autocrítica ...

Aproxima-se a abertura  dos mercados futebolísticos europeus, como se pode aliás, depreender
das múltiplas capas de alguns jornais, que se esforçam por vender o que quer que seja aos adeptos, ávidos de novidades do deu clube do coração. No entanto, convém lêr nas entrelinhas, muitas das notícias são postas a circular por quem quer vender, jornais ou jogadores e não representam mais do que um desejo, que alguém gostaria que fôsse realidade! Além destes desejos, as invenções, boatos, ou como quiserem chamar-lhes também servem para tentar desestabilizar o balneário do Glorioso. Num caso ou noutro são apenas exercícios amadores com boa intenção, é o que se passa neste blog. Critico frequentemente algumas opções das cúpulas do meu clube, muitas vezes poderei estar errado, mas não me consigo conter quando há erros flagrantes na gestão do plantel e na escolha de novos jogadores. Ao contrário do que por aí tenho lido a preparação da época não foi a melhor, ou seja : com as mesmas condições deveríamos ter feito melhor. Perceba-se a dificuldade em comprar defesas laterais no nosso clube, que vem de há anos, o último grande lateral não adaptado de que em lembro foi para o Álvaro! Minto - credo não o Scott! - depois dele veio um mini-maxi que fêz as delícias da Luz - Leo! Mas se pensarmos bem, nos últimos anos quem foram os laterais do Glorioso? Vou dar-vos alguns exemplos, se tiverem coragem de continuar a lêr, não se admirem com algum calafrio persistente:
-Escalona, Rojas, Minto, Pesarezi, Nelson, o genro do Inácio, Nelo, etc. Já recuperaram? É que, com jeito e cábulas consigo melhorar e transformar esta lista de  frisson num filme de terror, enorme terror, mesmo! Portanto convém perceber porque é que não temos consistentemente laterais de qualidade. Depois convém perceber porque é se continuam a comprar médios ofensivos - interiores ou organizadores - e não extremos. Porque razão continuamos a comprar jogadores com déficit físico ... é só comparar os jogadores do Glorioso com os da maioria das equipas que por aqui passa ( este ano a coisa melhorou com a inclusão de Witsel e Matic ).  Porque razão continuamos a descobrir centrais lentos? Acredito que estas questões possam ter uma resposta simples, até óbvia, mas eu  - e penso que muitos benfiquistas - não descortinam razões... Continuando a bater na mesma tecla, não se percebe a entrada ridícula de Capdevila, se não o queriam inscrever não o contratassem! Se não é o jogador que o treinador pediu, paciência! Agora, só vendo para crer, porque assim vou continuar a pensar que é melhor do que o Emerson, o que também não é difícil! 
E, no ano passado, o que é que o Roberto tinha de melhor em relação aos outros, à excepção dos frangos? Continuemos na época passada, lembram-se como a equipa terminou a época? Isso, isso em quebra física e anímica. Porquê? Para mim uma das razões fundamentais foi a táctica suicida de JJ, que nos fez jogar muitos jogo em inferioridade e correr, regularmente, atrás do prejuízo, impedindo que outros jogadores se pudessem adaptar à equipa,  alterar o sistema de jogo e descansar os principais intérpretes. Salvio acabou a época lesionado, foi um toque recebido na Holanda, se bem me lembro, mas estaria ele em condições? Não terá sido sugado até ao tutano? Coisa parecida aconteceu este ano com Enzo Pérez ... Mas, não podemos passar de um extremo a outro; nas 2 épocas passadas as poupanças foram quase nulas ou mal geridas, levando os jogadores até à exaustão. Agora, nem os titulares se cansam! Já aconteceu em pelo menos 4 jogos ( Gil Vicente, Otelul Galati, Beira-mar e Olhanense), poupámos tanto que conseguimos empatar com o Gil Vicente e por pouco não nos acontecia o mesmo com o Olhanense! O que se passa? Inclusivamente vi JJ muito mais interventivo na 1ª parte do que na 2ª!
E, a questão do momento: quem vai ser o lateral esquerdo de 4ª-feira?
Até lá pensemos nas questões que se levantam, perceba-se que o pior cego é o que não quer ver! Não interessa ver os erros dos nossos adversários e desculpar os nossos ... só porque são nossos! Só podemos evoluir e melhorar com exigência séria, o facilitismo leva à ruína - como se vê no nosso    pobre país ...
4ª encontramo-nos na Luz, para apoiar e ganhar!


Força Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário