origem

quarta-feira, 7 de março de 2012

Glorioso 2- zenit 0, conclusões

Após 1 empate e 3 derrotas horribilis,
o Glorioso reencontrou-se. Não fizemos um grande jogo, o adversário não era fácil e foi tacticamente sempre muito controlado, tentando defender o empate enquanto possível.
JJ manteve-se quase igual a si mesmo, a entrada de B César em vez de Nolito deu uma maior segurança ao meio campo, Maxi e Witsel tiveram mais companhia, já que o brasileiro se revelou sempre muito atento e combativo, não brilhou muito, mas está nos dois golos ... A ausência forçada de Aimar permitiu assim um meio campo algo mais musculado, mais trabalhador e duro, mas muito menos dinâmico. De qualquer maneira, neste jogo o Benfica não podia arriscar à doida como faz tantas vezes, o contra-ataque russo é letal e o trio central é muito bom quer em técnica, quer em táctica. Por isso o jogo foi algo lento e mastigado, com a defesa russa a impor-se em geral aos nossos médios e avançados, para o que também contribuiu a falta de qualidade de passe evidenciada, fundamentalmente por Cardozo e Rodrigo. Embora tenhamos tido uma ou outra oportunidade, havia quase sempre um ou mais russos à nossa frente. Numa das poucas vezes em que as compensações falharam - aumentou a nossa velocidade ! - Maxi facturou, após passe de calcanhar de Witsel.
Após o intervalo o zenit tentou atacar, conseguiu muita posse de bola - consentida - mas não criou mais do que uma ocasião de perigo, terminada por um péssimo centro. Aproveitando o contra-ataque o Glorioso também não fazia muito melhor, errando sistematicamente o último passe ou falhando concretizações fáceis ( Cardozo e Jardel 2 vezes). JJ Continuou a ganhar com as substituições, saída de Rodrigo  e entrada de Nolito, maior capacidade de luta, de posse de bola e de circulação e, desta vez não deitou tudo a perder com invenções, substituiu o esgotado, esforçado mas cinzento Gaitán por mais músculo, juntou, a um grande médio defensivo como Javi um jogador com mais capacidade de passe e de progressão, um box-to-box, Matic e adiantou ligeiramente Witsel, passando praticamente para um 4x3x3, em que estes 3 jogadores equilibraram a equipa, não permitindo sobressaltos ao sector defensivo, nem mesmo com Emerson! Para terminar com chave de ouro, trocou Cardozo por N Oliveira e o miúdo marcou o 2º ao cair do pano, destruindo as esperanças dos russos ...
 Artur - já não gostei do 1º golo do crac, no qual me parece mal batido, ontem aquela fintinha idiota seguida de um passe de risco mal executado, merecem talvez uma pequena permanência no banco. Eduardo?
Maxi - super e outro golo, não foi muito apoquentado, controlou bem o seu flanco e tudo o que lhe apareceu à frente. Um pouco mais calmo do que o costume.
Luísão - foi Luísão, alguém passou por ele?
Jardel - muito bem também, se tivesse marcado em alguma das hipóteses de que dispôs, poderia ter sido o herói!
Emerson - o patinho feio, hoje não muito feio a defender, embora os lances mais perigosos tenham sido pelo seu flanco, manteve o equilíbrio da equipa e fêz alguns bons cortes. Agora a atacar, meu Deus, meu Deus!

Javi - um cartão merecido, mas muito cêdo não o impediu de fazer um muito bom jogo, grande capacidade física, tacticamente sempre no sítio certo!
Witsel - talvez o melhor em campo, equilíbrio, velocidade, passe, não deve ter perdido uma bola e, tal como B César está nos 2 golos.
B César - muito disponível fisicamente, algo lento quando joga à direita, lugar que obviamente não é dele, a não ser talvez num trio atacante. Ajudou sempre a defender, foi dos primeiros a atacar; 2 assistências e muito rigor táctica. Esteve bem ...
Gaitán - mais concentrado do que o costume, mas também menos brilhante, lutou e até defendeu, ganhando algumas bolas, não se conseguiu soltar o suficiente para causar mais perigo ...
Rodrigo - muito perdido, correu e lutou muito, mas as coisas não lhe saíram muito bem
Cardozo - tal como Rodrigo não esteve inspirado, normalmente teria marcado 1 ou 2 golos ...
Nolito - contagiante, raçudo, incapaz de desistir, mas pouco inspirado. Mesmo assim provocou algumas jogadas de quase perigo ou perigo.
Matic - outro dos mal amados da luz, na minha opinião entrou para o lugar dele e fez um bom jogo, completou muito bem Javi, Emerson e Witsel. Quase insultado na rtp por erros de outros.
N Oliveira - 15 minutos de jogo e um golo, melhor só se tivesse dado seguimento a algumas jogadas de possível golo.

JJ não inventou! Fez ontem o que já devia ter feito com o crac, ontem ganhou, provavelmente teria ganho ao crac. Bom não nos podemos esquecer das proençadas, que não existiram neste jogo, não é?

Agora até Paços de Ferreira

Força Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário