origem

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Futurologia, muita futurologia

Mais uma vez a época Benfiquista começa sem rei nem roque,
não se sabe quem sai, nem quando;
compram-se jogadores a contar com a saída de outros(?), continuam a comprar-se extremos, como se o mundo acabasse amanhã! Agora contamos com  Gaitán, John, Sálvio, Suleimani, Markovic, Melgarejo (ora bem, já despacharam o 2º melhor lateral deste e doutros mundos), Pizzi ( ah! Não, este é só para emprestar aos espanhóis! E esconder o buraco!) e eventualmente Djuricic. Bem são apenas 6, claro que um tem jogado com pseudo-lateral e outros poderão jogar mais no interior... Comprámos Fariña e voltou Amorim; emprestaram-nos Cortês e Sílvio. Chegaram Mitrovic e López, Sai ou não o Tacuara? Virá mais alguém? E, não precisaremos de um guarda-rêdes capaz de resistir à pressão? Vamos organizar a coisa!

Guarda-rêdes  - Artur Moraes e Paulo Lopes (2) - Où est Oblak? Where is  Oblak? Dond' está Oblak?

Laterais direitos - Maxi, Sílvio, André Almeida e R Amorim (4)
Laterais esquerdos - Cortês, Melgarejo e Sílvio (3)
Centrais - Luisão, Garay(?), López, Steven Vitória; Mitrovic e Jardel, (5)

Médios (mais) defensivos - Matic e Enzo, R Amorim (3)

Extremos- Gaitán, John,  Sálvio, Suleimani e  Melgarejo, tb Djuricic e Markovic (7)

Médios ofensivos - Gaitán, André Gomes, Fariña, Djuricic e Markovic (5)

Avançados - Lima e Rodrigo (Cardozo?) (3?)

Se não me enganei nas contas são 26 jogadores. Não vos causa alguma surpresa que só existam 3 jogadores para as 2 posições defensivas do meio campo( e já melhorámos 50% em relação à éoca passada!)? Uma da posições mais sujeitas a desgaste e a lesões, não vos faz confusão? No ano passado, sem lesões, Matic e Enzo conseguiram aguentar-se, mas terminaram a época muitos furos abaixo do seu melhor. Pretendemos o(s) mesmo(s) resultado(s), esta época?
Como o treinador se manteve, vamos continuar a ter tácticas suicidas, incapacidade de controlo do adversário e de manter a posse de bola, como li algures, continuaremos a ter apenas uma velocidade, avanço rápido! Vamos manter a qualidade ofensiva, ganhar muitos jogos e perder campeonatos, e taças por falta de consistência e decisões pouco lógicas e ainda menos defensáveis, tomadas por um ego maior do que o mundo? Vamos tornar a acabar a época com uma equipa totalmente espremida e cansada, seremos capazes de discutir o campeonato no antro da corrupção? Ou o Xistrema e os tiros no pé afastar-nos-ão das decisões mais cêdo?

Não sou favorável à continuação de JJ, falhou muito, num clube que não se pode dar a esse luxo; pior do que errar, manteve a teimosia e a incapacidade de mudar, pelo menos nos momentos-chave! Como se diz por aí, não há maior cego do que aquele que não quer ver! Este Benfica de JJ, lembra-me aqueles dos anos 80, quando começámos a perder para os corruptos,  equipas muito ofensivas, cheias de bons jogadores de ataque, mas com pouca velocidade e pouco poder físico, meio campo frágil, porque pouco povoado e avançados que pouco ou nada defendem. Assim é fácil jogar contra nós, porque a hipótese de desequilíbrio é muito frequente e rapidamente a nossa defesa sofre calafrios. Desta maneira temos obrigatoriamente que ter centrais e laterais de altíssima qualidade e grande velocidade - abundam no plantel! - e os nossos médios  centro têm obrigatoriamente que ser muito velozes - tb há muitos, não é? Esta questão poderia explicar a dispensa de M Rosa, se os outros fossem assim tão rápidos...
Quando estas premissas não são cumpridas, a táctica deveria ser adaptada às capacidades físicas e técnicas dos jogadores. Não me parece que isso seja feito, na maior parte das vezes jj limita-se a trocar de jogadores, independentemente das suas capacidades e qualidades, não ajustando as posições nem a táctica... Para mim, tem sido um dos erros crassos do pseudo-treinador, juntamente com a pouca importância dada ao passe e à recepção e com muitas das suas teimosias. Continuo na minha, jj tem que ser controlado por alguém com pulso, que infelizmente não existe, à vista, no Benfica ...
Para esta época os nome sugerem maior equilíbrio, mas há falhas a nível de guarda-rêdes - Oblak não servia JJ? Mandou-te levar nalgum sítio menos próprio, foi?
Cardozo vai ser despachado pq desrespeitou o treinador e um colega. Lembrem-me quem apontou o dedo a um jogador recém-entrado no plantel, na mesma época? Ah! Foi o Tacuara também! Obviamente que desta vez apenas apontou, não empurrou, nem puxou ... Mas, se pedem agressividade aos jogadores, depois espantam-se por ela transparecer quando não dá jeito ...
Resumindo, espero enganar-me redondamente, mas prevejo mais um ano de seca e de más decisões. Aliás jj tem boas hipóteses de vir a ser despedido, por incompetência sua, a meio da época.
mas também, o que se pode esperar dum tôsco que transfere o dinheiro do BPN para o BPP? Tal como dizem os ingleses, out of the fire, into the frying pan! Pois, jj esqueci-me da tua apetência para o "ingliu", eu traduzo, é como saltar da fogueira para a frigideira!
Atina-te meu, atina-te!

Força Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário