origem

terça-feira, 28 de maio de 2013

A época 2012/13, descalabro, suficiente ou óptima?

Esta época começou com a nação Benfiquista a entrar em depressão com as vendas inesperadas de Javi Garcia para o city e de Axel Witsel para os russos,

fundamentalmente com esta última, já que aconteceu após o fecho do nosso mercado! Todos nós pensámos: - e agora? Matic e o miúdo não vão chegar, mas só em Janeiro podemos comprar alguém, adeus campeonato! Para espanto geral o Glorioso começa a jogar, até melhor do que na época anterior, Matic  já esperado afasta completamente as saudades de Javi ( e ... já agora, porque é que ele não jogou mais na época passada? Tenho para mim que um meio campo com Javi, Witsel e Matic teria destroçado o crac completamente, mas jj só o usou para controlar o Zenit ...) e surpresa! A adaptação do mimado Pérez à posição 6/8, a sua genica, a inteligência que demonstrou, a velocidade e o posicionamento transformaram-no num dos vencedores da época! ( Pois! Mas é mais um que nos poderia ter levado ao título na época passada, se houvesse 2 dedos de cabeça na estrutura e menos uns quilómetros de teimosia em jj !) Assim chegámos ao melhor duplo pivot que tenho visto em Portugal nos últimos anos!
Problema? Claro, quem são os suplentes? Quando julga necessário jj amputa a equipa B do seu duplo pivot, lançando-o às feras na equipa principal, mas rapidamente de farta, A Gomes quase desaparece, acabando por não jogar nem nos A nem nos B e A Almeida começa a ser adpatado a lateral, função que, para mim acaba a desempenhar melhor do que  Maxi. jj permanece fiel à sua, há nitidamente filhos e enteados, ou como diria outro pé-frio ( carvos querúspido, claro), já decidiu quem leva para a selva!
Bom, antes de mais analisemos os factos.
1. as perdas de Javi e Witsel enfraqueceram muito a equipa, mas jj conseguiu melhorar a qualidade com Matic e Pérez, quem diria!
2. Mais uma vez não há defesa lateral esquerdo, nem substituto para Maxi!
3. Não há substitutos credíveis para o meio campo defensivo
4. A contratação de Lima por 4 milhões, quando faltavam médios e defesas foi muito criticada, ainda para mais quando levou ao empréstimo idiota de N Oliveira, embora o jogador tenha sido extremamente importante no decorrer da época.
5. O castigo de Luísão.
Ou seja, no dealbar da época, todos achávamos que não iríamos ter hipótese e que seríamos humilhados - como fomos - pelo crac, achávamos que não tínhamos nem meio campo nem defesa. Os primeiros jogos a sério, com o celtic e com o barça, não me demoveram. No entanto, aos poucos jj conseguiu ensinar Peréz e Matic a funcionarem como uma equipa, a posicionarem-se e a ganhar as 2ª bolas, as subidas de forma de O John e Gaitán retiraram espaço de manobra a Nolito e B César, que acabaram dispensados ... O problema é que em Janeiro vieram ... pois, não vieram , veio o Roderick, que não tinha provado algures em terras espanholas. Mas para as posições mais desfalcadas, nada, nadinha mesmo!
A nossa manobra atacante conseguiu disfarçar os nossos pontos fracos na maioria das situações, mas  quando os adversários conseguem ultrapassar a nossa fase ofensiva, a possibilidade de haver jogadas perigosas é enorme, tal como a facilidade de nos marcar golos, o que diminui a nossa consistência. por outro lado e, como de costume, o Glorioso de JJ só tem mudanças para a frente, não sabe dominar sem ser em processo ofensivo, muitas vezes suicida, não há capacidade de circular a bola sob pressão e  Artur, meu Deus, Artur joga tão mal com os pés, agradece j martinez, bem podes agradecer! ( Já reparam que só com os pontos que Artur nos fez perder nos jogos com o crac poderíamos ter sido campeões?).
E, para espanto geral jj começa a lidar com o cansaço da equipa, rodando quem precisa mais, O John  Gaitán o Sálvio. Esquece-se de rodar alguém para o meio campo, que ser perfeito não é com ele... Perguntar-me-ão: quem? A Almeida, A Gomes, M Rosa( este nem chegou a aquecer o banco dos A), L Pimenta, sei lá eu, alguém!!! NÃO PODE É LANÇAR RODERICK ÀS FERAS EM PLENO DRAGÃO E SEM TREINO DE CONJUNTO, NÃO PODE ... Mas fez! E porque é que os míudos da B tb não serviam para o banco como laterais? Há mais robertos e emersons por aí? Nunca consegui compreender porque é que a Luisinho nunca foi dada uma oportunidade real e, mal ele fez um jogo razoável foi logo descartado, " prá champioms não serve"... Maneiras de bem ganhar um balneário e motivar jogadores ... Boa!
Depois foi acontecendo aquilo que nós não queríamos ver, alguma sorte aqui, alguma qualidade ali, jogos ganhos com o menor dispêndio de energia possível. Esta fase termina com a meia-final da liga Europa, na Luz, um jogo fabuloso, mas que destruiu o resto das nossas energias. Alguém me consegue explicar porque é que passámos a "meter a carne toda no assador"? Reparem nesta simples estatística:
estoril - empate
crac - derrota
"chélcia" - derrota
"padrecos" - vitória
Guimarães - derrota
Se repararem o final da nossa época não tem grandes diferenças para o nosso princípio de há 2  épocas atrás, em que só no cmpeonato perdemos 8 pontos... Aqui perdemos apenas 3 títulos, isto porque o 4º já tínhamos perdido, devido a uma muito esquisita selecção de jogadores para a marcação de penalties ...
Outra coisa que não percebo nem aceito, como é possível não irem cumprimentar o idiota do PR e restantes marmanjos? 'Tá tudo louco?
Esta época começou mal, melhorou imenso, mas tornou a acabar num descalabro, o maior deste país, com decisões erradas, jogadores em baixo de forma e um cansaço descomunal. NADA, QUE FINAL NÃO SE TENHA JÁ VISTO NOS 3 ANOS ANTERIORES. Ou seja: jj não aprende, como diz o ditado, " burro velho não aprende línguas!".
Para mim jj nunca mais, ainda estou para saber se não está apenas a tentar destruir psicologicamente o Glorioso ... É falhar de mais, com condições que mais nenhum teve, por mim passa bem e, se queres vai para o crac, a tua falta de nível vai-se dar bem com a deles! PQP jj, PQP!

Força Benfica

P.S. Ainda há mais para dizer, mas hoje a escrevinhação já vai longa demais

Sem comentários:

Enviar um comentário