Finalmente tenho tempo e paciência para discorrer livremente sobre a é poca passada ... (Bom, parece-me que ainda não é desta! É só um começo, um rascunho...)
Antes de mais gostaria de frisar que precisamos de campeonatos e taças sérias em primeiro lugar, é disto de que vive o clube. Por outro lado, a crise está aí, as nossas dívidas são grandes e impedem a oferta de melhores condições ... Ou seja precisamos de títulos sérios* e de equilibrar s nossas finanças, traduzindo: temos que comprara barato e vender caro!
A época 2012/13 iniciou-se com um choque terrível para os Benfiquistas, às saídas inesperadas de Javi Garcia e Axel Witsel, seguiu-se a compra de ... Pois, esses mesmos!Juntemos a isto a amnutenção de um trenador que abusa da teimosia, da vaidade e da gabarolice. Para todos os efeitos a época foi perdida no 1º jogo - empate a 2 com os brácoros. Vão-me dizer : "- meu! O apintador roubou-nos um golo limpo"! É verdade -respondo! Mas, lembrem-se de tudo; quem ofereceu os 2 golos? Pois! Não havia lateral esquerdo de origem ... Exceptuando o Luisinho, o Luís Martins e o lateral esquerdo dos B! Claro! E, pergunto eu, a teimosia do mestre da táctica? Isso, isso ... Querem mais um pequeno exemplo? Certo! Cá vai ele: "o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos!" E não sou eu que o digo, como devem saber é um"dito" antigo, que os treinadores e comentadores da NBA usam frequentemente. E tem muito de verdade, quem tenha a minha idade, deve lembrar-se da progressiva perda de hegemonia dos clubes lisboetas, apoiada nas tácticas fortemente defensivas e pressionantes do crac, muitas vezes com 1 tipo à frente e 10 lá atrás! Obviamente, o gajo da frente era sempre rápido, muito rápido mesmo. Havia sempre muito querer, muita raiva anti-Benfiquista, muito ódio espalhado pelo filho da puta, apoiado numa imprensa vendida, que só vê mal para um lado.
E então, perguntam vocês? Já todos sabemos disto, o que é que isto interessa? Não sei, mas talvez o facto de o Glorioso acumular derrotas humilhantes nas últimas 4 épocas ( sim, 4, não é engano!) devesse ter aberto os olhos a jj e à direcção. Como dizem os américas, é crystal clear! Não se consegue ganhar quando a nossa defesa não é nitidamente mais forte do que os ataques adversários. Não se consegue ganhar quando não queremos mais do que o adversário. Será que ninguém vê isto? É mais fácil acusar sempre os árbitros, poucas vezes assumindo, quando somos beneficiados, não é? Alguém consegue perceber porque razão a maior parte das equipas joga melhor contra nós do que contra os corruptos - independentemente de outras ajudas ? Já repararam na nossa dificuldade - menor na época passada, Matic oblige - em recuperar a bola; e na facilidade com que a perdemos, fruto de maus passes, já viram? Já perceberam que na maior parte das vezes a equipa é, com muita facilidade, apanhada em desequilíbrio? Pois já todos vimos isto. Então, que tal fazermos uma pergunta simples, a nós próprios e também a ti próprio jj :
- Porquê?
Quanto a jj, até queria começar por fazer uma análise séria e cuidada da época passada, mas depois da gabarolice daquela entrevista ... Também ainda não perceberam que no crac lidam muito bem com as gabarolices e parvoíces de jj, que até os motiva? E que o contrário não acontece? Que jj tem mêdo do crac? E que lfv tem mêdo da saída de jj?
Leio blogues em jj e vieira são quase endeusados, leio bloggers que criticam/apoiam vieira jj em todas as situações. Não percebo! Para mim o facto de vestir a camisola do Glorioso não é garantia de certeza ou correcção, não contem comigo para dizer sim, ou não, apenas porque sim ou porque não. Não contem comigo para radicalizar, a vida tem muito de cinzento e pouco de preto e branco...
Assim, penso que o tempo de jj à frente do Glorioso já devia ter acabado, como não mando, lá está ele outra vez! Enquanto treinador do Benfica apoiá-lo-ei, mas reservo o direito de o criticar, ferozmente, tal como à direcção, pelas decisões tomadas.
Em JJ ( repararam que agora usei maiúsculas?) gosto da maneira como prepara o ataque, da exigência com que atinge os jogadores, da necessidade de ganhar.
Em jj não gosto da gabarolice idiota, da teimosia desmesurada, da facilidade com que descarta "jegadors", da falta de respeito para com tudo do Glorioso, que não tenha a ver com ele, da incapacidade que tem demonstrado em alterar, melhorar. Do facto de não conseguir rodar realmente um plantel, da sua capacidade de inventar estupidamente, talvez para se sentir genial - ou burro!.
Detesto a sua incapacidade de ganhar. jj parece um gajo impotente mas com muita lábia, dá a volta à miúda, mas ...
E este ano ainda não chegaram defesas, ainda não se sabe quem fica e quem sai - isto não será cuçpa de jj ou de vieira, óbvio! Mas há que preparar a equipa para os vários cenários ... e o desconhecimento das regras não ajuda!
Dá para ver onde estamos a chegar?
* títulos sérios: campeonatos e taças de Portugal, taças europeias, outras tretas interessampouco!
Sem comentários:
Enviar um comentário